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A embalagem experiencial pode ser um excelente modelo de marketing para a sua empresa e uma sensação incrível para os seus clientes!

Você já ouviu falar sobre o conceito da embalagem experiencial? Esse termo nada mais é do que o pacote direcionado para a experiência do consumidor, ou seja, sua intenção é fazer com que o cliente consiga se sentir especial já no estágio de abertura do produto. Algo como admirar o baú antes mesmo de encontrar o tesouro…

Por que as embalagens são tão importantes?

Um produto sem uma identidade relevante é como qualquer outro e não possui força para competir nesse mercado tão disputado.

Então, independente do fato do seu produto ir diretamente as mãos dos clientes ou então que passe por um varejista, ele precisa ser atrativo o suficiente para ser o escolhido nesse primeiro julgamento rápido com base na primeira impressão do que os consumidores estão vendo.

Acontece que os consumidores formam a impressão de marca somente com base na embalagem de seus produtos e mais, eles acreditam que o exterior é tão importante quanto a própria marca.

Então pense, o que vem antes do produto? O que fará o consumidor optar por ele num primeiro momento? Exatamente, o pacote. E é aqui que entra a importância da embalagem experiencial.

Pare um minuto e analise sua embalagem. O que ela está dizendo para eles? É atrativa e convidativa? Eles conseguem reconhecer sua marca? Sem sombra de dúvidas a beleza ajudará a conquistar negócios, mas você pode ir além, fornecendo ao cliente uma verdadeira embalagem experiencial.

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O que de fato é um bom marketing na embalagem experiencial?

No marketing entendemos que a jornada do cliente é importantíssima, assim sendo como ela pode ser mais completa? Com uma projetada e orientada para a experiência! Como ele se sente com a embalagem importa tanto quanto como ele se sente em relação ao produto ou ao atendimento, por exemplo.

Então, primeiramente, você deve pensar em como sua embalagem pode diferenciar seu produto e sua marca, além das funções comuns com a praticidade (transporte e logística) e o design (identidade visual)?

A embalagem experiencial trata do primeiro contato marca/cliente e, nesse sentido, deve estimular as pessoas a pensarem além de seu produto e do que a marca representa. Qual experiência você deseja que seus clientes tenham a partir do momento em que recebem o produto? Como você deseja que o cliente se sinta? Que sensações a embalagem do produto deve fazê-lo sentir? Premium? Divertido?

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Algumas dicas!!!

– Você já experimentou utilizar materiais diferentes dos convencionais?

– Um dos destaques em termos de pacote que vem sem sendo bem recebido no mercado é a embalagem sustentável com impacto ambiental menos prejudicial. Já pensou em agregar alguma experiência nesse sentido? Isso será algo muito legal, especialmente se o produto se tratar de algo natural.

– Já pensou em chamar a atenção com a ajuda dos clientes e influenciadores? Peça para que eles postem fotos fazendo o unboxing caso achem a embalagem atraente. Essa estratégia cria um considerável incentivo para que as pessoas falem sobre a sua marca.

– O que acha de criar uma embalagem experiencial para colecionadores? E se de tempos em tempos você criasse um design diferente?

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Leve em conta os fatores estratégicos de marketing na criação:

– Posicionamento de marca;

– Narrativa da empresa;

– Transparência dos valores da companhia;

– Construção de confiança com o consumidor.

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O que deve ter em uma embalagem experiencial?

– Funcionalidade: antes de mais nada é preciso lembrar que um pacote tem como principal função a proteção do item adquirido, então de nada irá adiantar investir em criatividade se o produto chegar extraviado e o cliente ficar decepcionado.

– Praticidade: na sequência tenha em mente que as embalagens também foram feitas para facilitar a logística, ou seja, a empresa que faz as entregas precisa encontrar facilidade no momento que for empilhar os pacotes para o armazenamento e para realizar a entregar.

– Sua empresa é única: é preciso entender que cada marca é diferente então, nesse sentido, cada empresa precisará de sua própria solução.

– Cópias nunca são a solução: fazer uma criação inédita com certeza chamará a atenção de potenciais consumidores.

– Criatividade: a embalagem é parte da mensagem de marketing do produto, será ela quem influenciará o comportamento do cliente. O design visual faz um tremendo sucesso na embalagem experiencial, portanto considere investir em cores, tipografias, ilustrações, relevos, mensagens, informações sobre o produto, slogans e o logo da marca.

– Esteja atento à poluição visual: sabemos que são muitas informações para adicionar em uma única embalagem experiencial, por isso você pode considerar adicionar um folheto com informações e descrições de produtos ou até um QR Code para quem desejar saber mais.

– Clareza no reconhecimento da marca: se você estiver construindo uma identidade, lembre-se que a embalagem precisa ser consistente e ajudar os clientes a identificar o tipo de produto que você está oferecendo. A primeira coisa que o cliente precisa entender assim que pegar o pacote é do que se trata o produto, qual é a sua marca e quais são os seus valores.

– O cliente precisa se sentir importante: a embalagem experiencial não pode parecer um item básico, mas sim criar algo único como se fosse uma opção individualizada.

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Agora que você descobriu muitas novidades sobre as estratégias de marketing com embalagem experiencial, conta aqui para a gente como pretende tornar sua marca ainda mais impressionante. Vamos adorar saber!

Com imagens: Pinterest

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